A IV International Conference Learning and Teaching in Higher Education- “Students & Teachers” é organizada pela Universidade de Évora em associação com a Universidade de Valência (Espanha) e com a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (Brasil) e elege como tema central a relação entre o ensino e a aprendizagem dando particular relevo aos seus actores fundamentais: estudantes e professores. Nos últimos tempos a componente de investigação e produção científica tem assumido o papel principal no contexto universitário deixando na penumbra a dimensão fundamental do ensino e da aprendizagem, em particular, a sua vertente pedagógica. Assumimos que a reflexão em torno da pedagogia universitária continua a não ser uma prática corrente no meio universitário apesar da Reforma de Bolonha, dos desafios resultantes da massificação de todos os ciclos de estudo e do considerável desenvolvimento tecnológico. A necessidade de se pensar a pedagogia universitária, em que a aprendizagem pelo estudante assume a centralidade é, por certo, partilhada por muitos professores universitários, independentemente da sua disciplina ou área científica. Contudo, no campo da pesquisa sobre aprendizagem e ensino no ensino superior, na perspectiva de estudantes e professores, há muito a ser esclarecido. Esta conferência pretende assim abrir um espaço de reflexão e partilha no âmbito da pedagogia universitária, incluindo as contribuições críticas da psicologia, da sociologia e outras áreas científicas numa perspectiva multidisciplinar sobre a pertinência de se caminhar para a construção de uma maior ‘profissionalidade’ docente e de se ampliar a compreensão do papel dos estudantes em contextos de educação superior.

Temas

– Educação Superior

– Transição para o Ensino Superior

– Pedagogia Universitária

– Ensino e Docência

– Desenvolvimento e Aprendizagem

– Socialização no contexto universitário

– Inclusão Educativa e Bem-Estar

– Tecnologia Educativa

– Politicas Educativas

– Educação e Género

– Transição para o mercado de trabalho